quarta-feira, 19 de maio de 2010

Familia ou FamILHA?


     Quero compartilhar com vocês um artigo que fiz durante esse primeiro bimestre do ano letivo. Me parece que a professora ao avalia-lo não levou em conta meu erros de colocação verbal, entao desde já peço desculpas. Sem mais, vamos ao que interessa:



FAMILIA: Para alguns o melhor remedio para curar as feridas, para outros, a causa dessas feridas...




Familia ou FamILHA?

         Quando falamos em familia nos dias de hoje, temos a sensação de que o significado e o sentido é diferente de anos atras. Falo isto porque ao conversar com meus pais percebo que naquele tempo a familia era mais unida, existia mais respeito na relação entre marido e esposa e também entre pais e filhos. "Bastava um olhar", é o que eles sempre falam. 
         Antigamente, a familia sentava a mesa para fazer as refeições e era feita uma oração em agradecimento a comida servida. Os pais dedicavam mais tempo para os filhos, conversavam na area de casa, na sala e auxiliavam nas tarefas escolares. Era tudo muito bonito, era familia no sentido exato da palavra. 
         Quando os mais velhos dizem: "No meu tempo não era assim...", os jovens retrucam, mas não entendem que eles estão realmente repletos de razão. Um exemplo clássico é a TV. Antigamente existia apenas um aparelho televisor por familia, e normalmente ficava na sala. A Familia se reunia no local onde ficava a TV e ali todos assistiam seus programas, cada com seu espaço e até cedendo ao outro: a mãe assistia a novela, o pai assistia seu jogo e os filhos assistiam os desenho animados. Não existia controle remoto. Hoje em dia já existe e com isso as brigas para assistir seu programa de TV aumentaram e teve-se uma necessidade de ter uma TV em cada quarto. Perdeu-se o controle de tudo, perde-se o contato entre familia; filhos assistem seus programas no quarto com a porta fechada, a mae assiste sua novela e programas favoritos, geralmente na cozinha e o pai assiste seu jogo no quarto ou na sala. Cada um no seu mundinho, esperando o sono chegar e assim dormir sem ao menos dar 'boa noite'. 
         No dia seguinte cada um segue seu destino. Mãe para o trabalho, pai para outro, filhos na escola(isso quando não trabalham ou ficam com a baba). Chega a noite, começa tudo outra vez, cada um com sua televisão e sem diálogo, sem carinho, sem respeito...
         Um outro fator que separa a familia é o amigo da dona de casa: o microondas!! A familia já não se reuni mais para as refeições e tampouco fazem suas orações em agradecimento a Deus pelo alimento. Com o 'amigo' microondas, cada um se alimenta na hora e lugar que desejam.
         Dessa forma a familia vai se distanciando cada vez mais, e torna-se um famILHA. Filhos já não respeitam mais os pais como deveriam, marido e mulher discutem por pouca coisa, ou nem se falam por 'falta de tempo'. A familia já não é mais a mesma. Mudou bastante. E foi pra pior. Todos sabemos o que é bom e o que é ruim por instinto. 
         Existe uma frase que o nosso querido e amado Padre Léo dizia: "Os defeitos dos filhos são filhos dos defeitos dos pais."  É claro que qualquer pai ou mãe ao ouvir essa frase, não concordam e chegam até a arregalar os seus olhos, mas é a pura verdade. Não há mais diálogo nem ensinamentos, muito menos limites impostos aos filhos pelos pais como nos velhos tempos. 
         A historia tem que mudar. Nós nao podemos nos acomodar, nem nos contentar com a maneira como as coisas tem andado. É necessario que os pais abram os corações para os seus filhos para dizer : "Filho eu te amo!" . E tambem é preciso que os filhos façam a mesma coisa. O que tem que se ter em mente é que não se pode esperar o outro dar o primeiro passo. Vamo lá, vá em frente!!
         A revolução do amor tem que ser grande e intensa, e nós precisamos confiar que esse amor pode mudar o mundo. Precisamos acreditar que sempre há tempo e que talvez a hora de recomessarmos seja essa!
        Que Deus nos dê momentos de alegria e reconciliação. Porque cada um de nós foi chamado a viver com amor, O AMOR DE FAMÍLIA!                                                   
por Vanessa Darolt 

10 comentários:

  1. É bem assim mesmo, e muitas vezes queremos colocar a culpa só nas outras pessoas.. mas somos nós que precisamos mudar! Que Deus te abençoe Vanessa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. muito lindo nessa gatinhaa*-*
    mais pura realidade! que deus te cuide e te guarde sempre! amém

    ResponderExcluir
  3. Parabéns !
    uma excelente redação

    ResponderExcluir
  4. Ah me emociinei.e a verdade pura.

    ResponderExcluir
  5. Bastante esclarecedor, Uma grande realidade. Parabéns

    ResponderExcluir
  6. estamos cada vez mais individualistas em nossas ações mais continuamos sentimentalistas por dentro, sentimos falta das brincadeiras de criança que não vemos em nossas crianças as amizades verdadeiras os ralados precisamos voltar a ser crianças para voltar a respeitar os mais velhos e aquilo que eles nos tem a encinar pois deixamos de dar ouvidos ao que realmente importa que é a familia as amizades os sentimentos dados e retribuidos .

    ResponderExcluir
  7. bom dia aqui esta um belo exemplo tenha calma e leia

    ResponderExcluir

O que você achou disto?